Para dar o ponta-pé inicial a este, que pretende ser um espaço de receitas vegetarianas e veganas, sem ser totalmente natureba, apresento pra vocês o meu carro-chefe: as batatas rostis do Arthur. Divirtam-se!
BATATAS ROSTIS DO ARTHUR (vegetariano)
Quantidade: 2 porções grandes
Ingredientes:
6 batatas grandes
1 cebola branca grande
3 dentes de alhos
1/2 xícara de parmesão ralado
1/2 xícara de mussarela picada
1 colher de sopa de manteiga
azeite
sal
pimenta-do-reino
2 pitadas de alecrim desidratado
Modo de Preparo:
Cozinhe, por 10 minutos, em uma panela de pressão, as batatas. O cozimento deve ser superficial. As batatas devem ficar duras e firmes, esse ponto é muito importante. Depois, jogue água fria para selar o cozimento e leve à geladeira, com casca e tudo, por algumas horas (mínimo 4 horas).
Depois, descasque as batatas e rale num ralador grande. Reserve.
Pique o alho e pile com uma pitada de sal e o alecrim.
Numa frigideira grande (opte por aquela de sua total consciência - bem anti-aderente), refogue as cebolas num pouco de azeite. Acrescente o alho batido com o alecrim. Junte a batata ralada (dependendo do tamanho da sua frigideira, dá pra fazer as duas ao mesmo tempo). Tempere com sal (umas 4 pitadas boas - batata é difícil de salgar). Mais um fio de azeite. Deixe fritar até a batata dourar. Mexa de vez em quando para não queimar, mas cuidado pra batata não perder a forma. Junte o parmesão e misture bem. Comece a dar forma à batata - faça um montinho, pressionando de leve em cima, para dar forma. Junte a manteiga na lateral da frigideira pra queimar um pouco e deixar tudo crocante. Coloque a mussarela em cima da batata e deixe derreter. Pronto! Sirva com salada verde ou, se você ainda for carnívoro, pode oferecer a batata junto com alguma carne. É um ótimo acompanhamento. Pra mim, é prato principal mesmo. E dos meus favoritos!
14 comentários:
O Marcos já tá aqui do lado cobrando para eu fazer esta receita. Vou tentar, mas tenho um pouco de medo do meu estabanamento! :)
Parece delicioso! Será que consigo fazer?
Acabei de testar a receita, querido Arthur. Desconfio de que as batatas passaram um pouco do ponto, ficaram talvez um pouco cozidas demais. Mas de qualquer maneira ficou beeeem gostoso. Adorei!
Será que rola de fazer com gorgonzola ou provolone, pra conseguir um sabor mais marcante?
Abs
Que delícia! Parabéns pela iniciativa do blog. Vou acompanhar e cozinhar. Beijos, Amanda
Maravilha de receita! Vou experimentar e aí te digo se funcionou.
Rola sim de fazer com outros queijos, só cuidado com o ponto do sal. Eu já experimentei com esses dois queijos e super funcionou!
Ficou delicioso com esse queijo que vc usou!
Caro, Arthur, sua receita SUPER funcionou!
Gostei da receita!
Essa receita é um sucesso!
Faz pra mim?
rsrs
Adorei o blog.
Fucking delicious!
Eu costumo ralar as batatas antes de cozinhar...dá super certo pq é mais fácil de ver o ponto de cozimento. Beijos
Postar um comentário