01/11/2010

Saladas e Seus Molhos

Já que ta rolando uma insônia básica, aproveito pra atender um pedido de leitores deste espaço, e vou falar um pouco sobre molhos e temperos para saladas. Eu adoro salada, como feliz mas aqui em casa, por exemplo, tenho sempre que inventar um molho gostoso e diferente. Caso contrário, a salada passa desapercebida e não faz o menor sucesso. 

1. Salada Verde com Cebola Caramelizada
Bobo de fazer e sempre causa: escolha duas ou três alfaces, rúcula e agrião. Lave, seque e reserve. Separe algumas alcaparras também. Numa frigideira aqueça um fiozinho de azeite bom e doure 01 cebola branca grande, cortada em rodelas finas e inteiras. Quando a cebola estiver bem dourada, acrescente 3 colheres de sopa de açúcar (orgânico ou mascavo). Deixe caramelizar rapidamente. Uma pitada boa de noz moscada e duas colheres de azeite balsâmico. Continue fritando até o azeite evaporar. Desligue o fogo e retire a cebola (e o caldo) da frigideira para esfriar. Tempere sua salada verde com azeite, sal e pimenta do reino. Acrescente as alcaparras. Por último, acrescente a cebola caramelizada. 

2. Salada Verde com Abacaxi e Gorgonzola
Sucesso garantido: escolha uma salada verde de sua preferência, tempere com pimenta do reino, sal e azeite. Acrescente abacaxi cortado em cubos e pedaços de gorgonzola. É isso! 

3. Salada Refrescante
Salada de folhas verdes, cenoura ralada, beterraba, couve, brócolis, tomates cerejas... o que mais rolar. Num vidro vazio com tampa, coloque 3 colheres de azeite (acidez máxima de 0.5%), um dente de alho ralado, um pedaço de pequeno de gengibre ralado, o suco de 1 limão, sal e algumas folhas de manjericão. Feche o vidrinho, misture bem e despeje sobre a sua salada. 

4. Salada vegetariana com gostinho de mar
Salada de folhas verdes, alguns brotos (de lentinha, trigo, bambu, etc), ervilhas (eu uso aquelas congeladas). Tempere com sal, azeite, pimenta do reino e por cima de tudo coloque um punhado dos bons de algas marinhas - que podem ser encontradas em qualquer lojinha natural. 

Para enriquecer ainda mais a saladinha, eu costumo incluir um pouco de gergelim, quinoa, farinha de linhaça, aveia, sementes de abóbora e de girassol... Ajuda também temperar a salada com ingredientes quase unânimes, como: castanhas, azeitonas, palmitos picados... Isso ajuda na apresentação e no gosto também. 

É válido lembrar que saladas devem ser temperadas somente na hora em que forem servidas. 

Truque: depois de juntar todos os ingredientes, pode ser legal picar tudo bem picadinho com a ajuda de um cortador de pizza ou algo assim. Dessa maneira os ingredientes se misturam bem e fica tudo bem unido. 

5 comentários:

Danilo Bittencourt disse...

A salvação das saladinhas são estes molhos! Arrasou.

Plínio disse...

Obrigado, querido Arthur!

Verônica disse...

adorei as dicas!!!

Marcelo Augusto Horta disse...

Saladinha salva, né?
Adorei a dica de incluir gorgonzola e abacaxi nas receitas.

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить фильмы
для сайта bistrovegan.blogspot.com