Acho espinafre um elemento difícil de se trabalhar na cozinha. Não fica bom com quase nada, sua manipulação exige alguns cuidados... Enfim, não acho fácil cozinhar com ele. Mas acabo de testar uma receita aqui que deu certo, super certo. Fora que bruschetta é sempre bruschetta. Quem aqui é chegado numa bruschettinha? Eu adoro. E sou viciado em pão! Pão com cobertura deliciosa então, nem se fala. Deliciem-se.
Ingredientes:
1 maço de espinafre (usaremos só as folhas, tsá? e espinafre não rende muito)
3 dentes de alho super bem picados
gorgonzola
3 colheres de azeite bom
1/2 cebola branca ralada
tomate cereja picadinhos em rodelas
sal, pimenta e temperos prediletos
1 dente de alho aberto no comprimento
fatias médias de pão (de preferência o italiano, mas nem precisa ser, super dá pra fazer com pão francês mesmo, baguete, pão de forma ou qualquer pão que você tenha por aí. E nem precisa ser super fresco não, ta?).
Como eu faço isso?
Super super simples:
Pegue o alho aberto e passe nas fatias de pão. Coloque-as no forno para dar uma tostadinha. Enquanto isso jogue as folhas de espinafre em água quente. Retire rápido (1 minuto, no máximo), abra a torneira e deixa água fria cair sobre elas, escorra numa peneira, espere esfriar, esprema bem para tirar o excesso de água, seque bem e pica bem picadinho. Aqueça duas das três colheres azeite numa frigideira, junte a cebola e alho. Depois acrescente o espinafre. Refogue bem. Junte o tomate cereja picado já no final do cozimento (salve um pouco para mais tarde). Tempere a gosto (capriche aqui). Está pronto o refogado. Não deixe o tomate cozinhar demais, ele amolece. Coloque esta mistura nos pães aquecidos, inclua o resto do tomate seco e espalhe gorgonzola por cima. Regue com o resto do azeite. Volte ao forno e aqueça por mais uns 3 minutos e sirva já! Ótima entrada/petisco/acompanhamento. Sucesso garantido!
4 comentários:
Gostei muito ;)
Testei duas das suas receitas numa festa aqui em casa ontem: a bruschetta (que foi eleita a queridinha das entradas que ofereci) e o hamburguer de lentilhas (que ficou meio duro e sem gosto)... :(
Alguma dica pra eu melhorar meus hamburgueres?
Abraços,
Michel
Adorei a receita. Testada e mega aprovada aqui em casa.
Michel, o hamburguer é meio difícil mesmo... Muita gente reclama que não acha o ponto certo. Minha sugestão é fazê-lo bem fininho, pra ele fritar ou assar por inteiro. O queijo dentro dá uma suculência ótima e é uma surpresa agradável. Caso vc seja vegano, acho que dá pra fazer com tofu. Agora uma dica é: adaptar as receitas ao seu gosto e experimentar coisas novas, adaptá-las mesmo. E também fazer a receita mais de uma vez, assim vc aprende o ponto certo.
Abraços!
Postar um comentário