26/04/2015

Chapati

Essa é a receita de pão mais simples que conheço. Demorei um pouco pra chegar no ponto e temperos certos. Foram algumas tentativas. Mas acho que consegui acertar. Este é um pão indiano (que tem origem na Índia colonizada pelos portugueses) e tem acompanhado muito bem todas as outras receitas molhadinhas que tenho feito. Vale a pena! Eu ainda não tentei fazer com farinha integral. Faço com a farinha branca mesmo. Tem dado certo. 

Chapati



O que você vai precisar:

2 xícaras de farinha de trigo branca (ou 1 de farinha branca e 1 de farinha integral)
2 colheres de azeite
sal/noz-moscada/pimenta-do-reino 
água morna (bem pouca)

É assim que se faz:

Misture numa vasilha funda a farinha de trigo e o azeite. Aperte a farinha e deixe o azeite incorporar em toda a farinha. Junte o tempero e vá colocando água morna aos poucos (duas colheres de sopa por vez) e vá amassando a massa, aos poucos, com amor, com carinho até ela ficar bem legal. Faça uma grande bola. Depois divida em bolas menores, pequenas ou médias, depende do tamanho do pão que você deseja fazer. Abra o pão com um rolo, numa superfície com um pouco de farinha. Depois leve a massa aberta para uma frigideira grande, em fogo baixo, e asse os pães por dois minutos de cada lado. Eu ainda levo cada pão, individualmente, diretamente ao fogo de uma boca pequena do fogão para dar uma tostadinha. Às vezes ele queima demais, acontece. Eu gosto mas retiro o excesso do queimado com uma faca pequena, raspando as bordas do pão. Ele fica crocante, meio sem gosto, mas serve para acompanhar comidas mais condimentadas, como a lentilha da receita anterior! Depois de pronto, ainda quentinho, besunte um pouco de manteiga, de preferência, a clarificada (ghee) sem lactose. 

22/04/2015

Dahl de Lentilha

Oi, gente!
Acabei de testar uma receita de Dahl indiano, que é uma espécie de feijão de lá e que serve de acompanhamento para o arroz ou pão. Super simples de fazer. Mesmo. E é bom para variar o nosso arroz e feijão de todo dia. 

DAHL DE LENTILHA 



Ingredientes:

2 xícaras cheias de lentilha (pode ser a vermelha, mas não achei, então fiz com a comum mesmo);
2 pimentas verdes (ou vermelhas ou amarelas) bem picadas e sem sementes;
2 colheres de chá de curry;
1 colher de chá de açafrão da terra;
3 tomates picados em cubinhos sem a pele;
um punhado de semente de mostarda (se não tiver pode usar um pouco de mostarda preta em pasta de boa qualidade);
3 colheres de chá de óleo de girassol;
1 cenoura picada em cubinhos;
um pouco de gengibre ralado;
2 folhas de louro;
1/2 cebola ralada
coentro, sal e salsinha


É assim que se faz (é assim que se ama):

Cozinhe a lentilha em bastante água com as folhas de louro e um pouco de sal. Antes de elas ficarem muito macias, inclua a cenoura. Numa outra panela, aqueça o óleo. Inclua as sementes de mostarda (ou uma colher de chá de mostarda preta em pasta). Depois inclua as pimentas picadas. Frite um pouco. Coloque o curry, o gengibre e o açafrão em pó. Inclua a cebola ralada. Deixe fritar mais um pouco. Abaixe o fogo e coloque os tomates picados. Amasse gentilmente os tomates e deixe cozinhar até eles ficarem bem macios, quase pastoso. Escorra as lentilhas e a cenoura e coloque junto ao refogado de tomate. Cozinhe um pouco para incorporar todos os ingredientes. Finalize com as ervas frescas picadas e sal. Sirva quente, com arroz branco ou pão indiano (que colorei a receita aqui em breve). 

Beijo!