19/08/2014

Risoto de Shimeji ao Vinho Tinto

Essa é uma adaptação da receita testada pelo namorado no jantar de comemoração ao fim da temporada do meu último espetáculo. Eu fiquei de segundo assistente, picando coisas e ajudando a mexer a panela. Acho que aprendi. Foi super sucesso! Acabei de testar a receita. Fiz pro almoço e acho que acertei. É bem gostoso e nem precisa de acompanhamento. Acabei fazendo também um assado de vários legumes que depois posto aqui. 

RISOTO DE SHIMEJI AO VINHO TINTO DO TEODORO


Ingredientes: 

200 gramas de shimeji lavados
2 cebolas roxas bem picadas
1 colher de sopa de alho socado
azeite 
Molho inglês 
Três fatias de abacaxi
3 taças de vinho tinto
Sal
cebolinha picada
2 xícaras de arroz carnaroli
2 saquinhos de caldo de legumes MEU SEGREDO em 2 litros de água
manteiga
2 xícaras de queijo parmesão
pimenta do reino 

Como fazer:

Numa panela refogue uma cebola e o alho na manteiga. Junte o shimeji. Depois o abacaxi. Um pouco de molho ingles (ou shoyo) e 4 xícaras de água. Deixe ferver por 5 minutos. Reserve. 

Agora é a hora do risoto. Na sua panela de confiança, coloque a outra cebola picada para dourar com manteiga e azeite. Acrescente o arroz. Deixe fritar um pouco. Acrescente o vinho tinto. O procedimento é o mesmo de qualquer risoto. Depois que o vinho evaporar, acrescente a água com o caldo de legumes aos poucos. Mexa sempre, sem parar. Quando o arroz estiver quase no ponto, junte o refogado do shimeji, sem as rodelas de abacaxi. Reserve-as para a finalização do prato. Junte o queijo parmesão (guarde um pouco pro final) e uma colher de sobremesa de manteiga para dar brilho. Desligue o fogo. Inclua a cebolinha picada (pode ser salsinha, coentro ou qualquer outra coisa verde para temperar). Sirva os pratos. Mais um pouco de parmesão e a rodela do abacaxi que está reservado. Pronto! Só servir bem quente. Sucesso é garantido. 

Obs: Dá pra tirar o parmesão e manteiga, caso aja algum tipo de intolerância à lactose ou dieta de baixa caloria. Super dá certo também. 

Nenhum comentário: