21/06/2011

Preto de Alma Branca

Oi, pessoal!
Estamos de volta!!!

Pra fazer deste um doce recomeço, darei a receita da minha sobremesa predileta. Sempre que tem uma ocasião especial ou quando me dá vontade de comer um doce que me remete à infância, faço esse PRETO DE ALMA BRANCA, que é basicamente um casadinho pra comer de colher. Uma extravagância sim, um absurdo de açúcar, tenho que confessar, mas é isso aí... calorzinho no coração super garantido, meu povo. Se joga!

Preto de Alma Branca




(para 4 porções)

Ingredientes:

2 latas de leite condensado
4 colheres cheias de chocolate em pó
essência de baunilha
2 colheres de manteiga
1 xícara grande de leite integral
chantilly pronto (daqueles de tubinho)
e raspas de qualquer chocolate bom que tiver dando sopa na sua dispensa

Como fazer?

É uma bobagem.

Faça um brigadeiro branco pra começar. Ligue o fogo. Numa panela de fundo grosso aquecida derreta uma colher de manteiga (de preferência sem sal). Acrescente uma lata de leite condensado e 1 xícara (ou use a própria lata como medida) de leite integral. Depois 5 gotas da essência da baunilha. Mexa muito com uma colher de pau, mexa sempre. Busque fazer movimentos contínuos sempre pro mesmo lado, no mesmo sentido, ajuda a deixar uma cara boa. Pra saber o ponto certo, fica uma dica: quando o fundo do brigadeiro branco começar a soltar do fundo da panela, ainda meio mole (médio) é hora de desligar o fogo e dividir a sua porção total em quatro (ou cinco) menores, em tigelas de sorvete/sobremesa de vidro e fundas. Logo depois faça o brigadeiro preto: derreta uma colher de manteiga também numa panela de fundo grosso. Acrescente o leite condensado, as colheres de chocolate em pó (se for de boa qualidade 4 colheres devem ser suficientes. Não use achocolatado, estraga o brigadeiro. É legal ele ficar bem dark mesmo, realça o sabor e cai muitíssimo bem com o brigadeiro branco). Acrescente as gotinhas de baunilha pra dar um perfume. O ponto é o mesmo do outro - saltando o fundo da panela, desligue o fogo e coloque o brigadeiro preto sobre o branco nas tigelinhas. Leve-os para geladeira por pelo menos 45 minutos. Na hora de servir, acrescente por cima uma boa porção de chantilly. E as raspas de chocolate. Eu usei ainda dois dedinhos (chocolate fingers) pra dar um toque final a esta extravagância. Se quiser servir sem o chantilly e as raspas, super funciona tb, vira um casadinho de colher. Essa sobremesa é unanimidade! Experimente!

6 comentários:

vini_freak disse...

Love it, do it again!
Nice pic ;)

Croquete disse...

Delicia!
Guarda um tantinho pra mim...
:)

Tales disse...

Engordei 4kg só de ver. Mas acho que vou TER que testar... Beijo

Dalva disse...

Receita que conserta qualquer mal humor e estraga qualquer dieta!!

Anônimo disse...

Que veganas as tuas receitas com queijo, leite condensado e etc! Tu deves ser o tipo de criatura que acha que vegetariano come peixe também.

Arthur Tadeu Curado disse...

Prezado Anônimo, acho que você não percebeu isso, este blog oferece receitas veganas e vegetarianas.
Att
Arthur