22/06/2011

Sopão do Amor

É inverno, não é mesmo, minha gente?
Então, que tal uma sopa do amor pra esquentar nossas noites?
Esta é uma receita recente que testei duas vezes. Nunca tinha feito sopa antes. E durante o processo aprendi que o segredo aqui é colocar todas as coisas que a gente ama e que combinam numa sopa mais grossinha e que sustenta lindamente. 
Pra vocês então, a minha receita de Sopa do Amor. Calorzinho no coração e na alma garantidos. 

Sopa do Amor


(rende 4 porções)

Ingredientes:

1 xícara de lentilhas lavadas
5 batatas pequenas e descascadas
1 cebola grande ralada
3 dentes de alho bem picados
2 cenouras picadas (ou cortadas em rodelas finas)
1/2 xícara de milho (ou baby corn)
2 folhas de louro
cominho 
pimenta do reino
sal
1 lata de tomate sem pele batido no liquidificador
palmito em rodelas (se quiser)
queijo gorgonzola

É assim que se faz:

Numa panela (pode ser a panela de pressão - o processo fica bem agilizado), refogue em 1 colher de azeite o alho e cebola. Acrescenteum litro e meio de água e depois junte as batatas, lentilhas e cenouras. Coloque também as folhas de louro, o cominho e a pimenta do reino. Deixe cozinhar por uns 8 minutos. Acrescente então a lata de tomate sem pele. Agora entra o sal e, se precisar, uma pitada de açúcar. Inclua então o milho. Pode-se colocar também rodelas de palmito pra dar uma embelezada na coisa. Acho válido. Deixe cozinhar até as batatas ficarem bem macias. Retire as folhas de louro. Eu gosto de sopa mais sequinha. Entendem? Com não tanto caldo... Deixo cozinhar bastante. Sirva com pão fresco e quentinho. E pra arrematar, queijo gorgonzola na hora de servir e cebolinha picada por cima de tudo. 

21/06/2011

Preto de Alma Branca

Oi, pessoal!
Estamos de volta!!!

Pra fazer deste um doce recomeço, darei a receita da minha sobremesa predileta. Sempre que tem uma ocasião especial ou quando me dá vontade de comer um doce que me remete à infância, faço esse PRETO DE ALMA BRANCA, que é basicamente um casadinho pra comer de colher. Uma extravagância sim, um absurdo de açúcar, tenho que confessar, mas é isso aí... calorzinho no coração super garantido, meu povo. Se joga!

Preto de Alma Branca




(para 4 porções)

Ingredientes:

2 latas de leite condensado
4 colheres cheias de chocolate em pó
essência de baunilha
2 colheres de manteiga
1 xícara grande de leite integral
chantilly pronto (daqueles de tubinho)
e raspas de qualquer chocolate bom que tiver dando sopa na sua dispensa

Como fazer?

É uma bobagem.

Faça um brigadeiro branco pra começar. Ligue o fogo. Numa panela de fundo grosso aquecida derreta uma colher de manteiga (de preferência sem sal). Acrescente uma lata de leite condensado e 1 xícara (ou use a própria lata como medida) de leite integral. Depois 5 gotas da essência da baunilha. Mexa muito com uma colher de pau, mexa sempre. Busque fazer movimentos contínuos sempre pro mesmo lado, no mesmo sentido, ajuda a deixar uma cara boa. Pra saber o ponto certo, fica uma dica: quando o fundo do brigadeiro branco começar a soltar do fundo da panela, ainda meio mole (médio) é hora de desligar o fogo e dividir a sua porção total em quatro (ou cinco) menores, em tigelas de sorvete/sobremesa de vidro e fundas. Logo depois faça o brigadeiro preto: derreta uma colher de manteiga também numa panela de fundo grosso. Acrescente o leite condensado, as colheres de chocolate em pó (se for de boa qualidade 4 colheres devem ser suficientes. Não use achocolatado, estraga o brigadeiro. É legal ele ficar bem dark mesmo, realça o sabor e cai muitíssimo bem com o brigadeiro branco). Acrescente as gotinhas de baunilha pra dar um perfume. O ponto é o mesmo do outro - saltando o fundo da panela, desligue o fogo e coloque o brigadeiro preto sobre o branco nas tigelinhas. Leve-os para geladeira por pelo menos 45 minutos. Na hora de servir, acrescente por cima uma boa porção de chantilly. E as raspas de chocolate. Eu usei ainda dois dedinhos (chocolate fingers) pra dar um toque final a esta extravagância. Se quiser servir sem o chantilly e as raspas, super funciona tb, vira um casadinho de colher. Essa sobremesa é unanimidade! Experimente!

16/06/2011

Gente, em breve retorno o projeto do blog vegetariano. Na semana que vem vou testar algumas receitas novas e aí compartilho tudo por aqui. Beijos